Dr. Francisco Gomes de Paula Cândido foi um importante médico brasileiro do século XIX. Nascido em 1804, na Fazenda do Macuco, hoje conhecida como Paula Cândido, ele era filho do fazendeiro Antônio Gomes Cândido e de D. Anna Rosa Umbelina de Jesus Gomes Cândido.
Após iniciar seus estudos no Seminário de Mariana, Francisco serviu ao Exército, mas logo pediu desligamento da Academia Militar. Sua paixão pela medicina o levou a viajar para a Europa, onde estudou e se formou em Letras e Ciências Médicas em 1829. Durante sua estadia na Europa, ele teve a oportunidade de trabalhar com cirurgiões franceses e contribuir no combate a uma terrível doença, o que lhe rendeu uma medalha de Ouro concedida somente aos benfeitores da Humanidade.
De volta ao Brasil, especificamente ao Rio de Janeiro, Dr. Francisco Gomes de Paula Cândido exerceu a medicina com dedicação e obstinação. Tornou-se professor na Faculdade de Medicina e chegou a ocupar o cargo de Diretor. Além disso, foi nomeado Presidente da Junta Central de Saúde Pública, onde atuou por treze anos. Sua dedicação aos estudos das doenças epidêmicas foi notável.
Além de sua atuação na área médica, Dr. Francisco Gomes de Paula Cândido também se envolveu na política, sendo eleito deputado federal por quatro mandatos. Ele era casado com Maria Bendicta de Andrade Souto Maior e foi nomeado médico particular da Família Imperial pelo imperador D. Pedro II. Também lecionou línguas e ciências naturais para a Princesa Isabel e Leopoldina, sendo posteriormente nomeado "Conselheiro do Império".
Aos 58 anos, Dr. Francisco voltou à França para acompanhar o tratamento de saúde de sua esposa. Infelizmente, ele faleceu em Paris, em 5 de abril de 1864, e foi sepultado no cemitério de Montmartre, naquela cidade.
A trajetória e contribuições do Dr. Francisco Gomes de Paula Cândido na medicina e na sociedade brasileira do século XIX são dignas de reconhecimento e admiração. Seu legado como médico, professor e político deixou marcas importantes na história do Brasil.