Nacionalmente nesta quinta-feira, 19, é comemorado o dia do Ciclista. No ano de 2006, o biólogo Pedro Davison, então com 25 anos, foi atropelado enquanto pedalava no Eixo Sul, em Brasília. Pedro não resistiu e faleceu.
O dono do automóvel que colidiu com o jovem ciclista, dirigia embriagado, excedia a velocidade permitida para a via e estava com a CNH vencida. Para piorar, fugiu sem prestar socorro.
Até a data, ocorridos como este, eram tidos como acidentes. Após a repercussão da morte de Pedro, o caso foi considerado crime pelas autoridades do DF e em todo o Brasil.
A data foi oficializada pela Lei 13.508, em 22 de novembro de 2017.
A Secretaria Municipal de Esporte, no último fim de semana, promoveu o Pedal Virtual do Dia Nacional do Ciclista, contando com a participação de 17 ciclistas da cidade de Paula Cândido, que foram desafiados a cumprir percursos de 20, 35, 50 e 80 km. Devido a pandemia da Covid-19, o circuito foi realizado da maneira desejada pelos participantes. Cada ciclista receberá um certificado de participação da Secretaria de Esporte e Lazer.